segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Nós temos o poder!

O tema do Blog Action Day 2012 é "The Power of We". O Poder de Nós. Um tema interessante de se tratar, muitas vezes ouvimos falar que "a união faz a força", "espírito de equipe", e tantas coisas assim.
E, em tempo de eleições no Brasil, vejo como oportuno unir os dois temas.
É normal, e estamos acostumados demais a ver, no Brasil, as pessoas criticarem "o governo", ou "os políticos", dizerem que não se interessam pelo assunto, que só votam por serem obrigados, e tantas coisas assim.
A má notícia porém é que, se os políticos são ruins, a culpa é totalmente nossa. Sem ter para onde fugirmos. E, mais ainda, o único modo de consertar isto pssa totalmente pelas nossas mãos.
Vamos tomar um primeiro exemplo, a "lei da ficha limpa", que passou a valer de fato para as eleições deste ano - e que nem deveria precisar existir.
Esta lei, que prevê a inelgibilidade de candidatos que tiverem o mandato cassado, renunciarem para evitar a cassação ou forem condenados por decisão de órgão colegiado, mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos, nasceu de um projeto de iniciativa popular com coisa em torno de um milhão e trezentas mil assinaturas. Um "Nós" bastante significativo, portanto.
Não era um tema que agradasse a boa parte dos congressistas eleitos, e sofreu críticas e tentativas de boicote. Mas novamente a pressão popular se fez sentir, e influenciou a votação: todas as emendas que a "amenizavam" foram rejeitadas na Câmara dos Deputados, e foi aprovada por unanimidade no Senado Federal. Durante a votação do projeto na Câmara, o Avaaz registrou 2 milhões de assinatura em sua petição on-line, solicitando ao deputados a aprovação do mesmo.
Estes fatos demonstram que temos força. Basta que queiramos usá-la.
E, como eu disse, a lei da ficha limpa nem deveria precisar existir, se usássemos esta força que temos. Se fiscalizássemos aqueles que escolhemos como representantes, de modo que eles de fato nos representassem. Se muitos de nós não esquecessem em quem votaram para os cargos legislativos, e todos tivéssemos o hábito de fiscalizar os eleitos, exigir o cumprimento de suas promessas, mandar e-mails de vez em quando para mostrar que estamos atentos, esses senhores eleitos pensariam melhor e, possivelmente, levariam as nossas vontades um pouco mais em conta.
Se, ao votar, todos nós déssemos uma olhada em sites como o Transparência Brasil, antes da eleição, poderíamos simplesmente não votar naqueles que não fazem por merecer a nossa confiança, qual o "ficha-suja" que seria eleito?
Podemos moralizar o país? Sim, podemos! É fácil? De modo algum! Exige trabalho, exige dedicação, exige fiscalização e exige boa vontade.
Qual é a alternativa? Simples: Se não tomarmos consciência de nosso poder como cidadãos, se não tomarmos parte e desempenharmos nosso papel, se não fiscalizarmos nossos representantes, não é impossível que, na calada da noite, a "ficha limpa" se torne letra morta, ou até mesmo lei revogada. E, neste caso, nem todos os Joaquim Barbosas do mundo irão dar conta de consertar os rumos do Brasil.


Um comentário:

  1. Yes, you are right that unity is a strength. With togetherness, the complex could be easily, the big thing could be the little one and heavy can be mild.. :)

    ResponderExcluir

Fico feliz em saber a sua opinião sobre este post.
Por algum tempo, vou manter a moderação de comentários, apenas para maior controle meu. Isto NÃO SIGNIFICA censura aos comentários. Apenas que eu os desejo ler antes de liberar.
Obrigado pelas suas palavras.